Hoje eu acordei com vontade de escrever

Friday, May 04, 2007

Japão – Capítulo 1 – Os Detalhes

Estou no meu primeiro dia no Japão, na minha primeira visita a um templo. Por 100 yens posso tirar a minha sorte. Jogo a moedinha, sacudo a caixa e tiro um palito de madeira. Procuro a gaveta correspondente aos ideogramas gravados nele. Lá dentro tem um pedaço de papel. Vamos a ele. Embaixo do texto em japonês, a tradução em inglês para a minha fortuna não é nada, nada boa. Meu marido resolve tirar outra para anular aquela. Repete todo o processo, abre outra gavetinha e a dele não é melhor do que a minha.

E agora, o que a gente faz com aquilo? Guarda? Joga fora? Pedimos ajuda a uma menina japonesa que lê a minha sorte e diz “Nôoo. Bad fortune.” Até aí eu já sabia. Mas ela me mostra uns ferrinhos e manda eu amarrar o papel ali, onde estão tantos outros, e me explica que assim eu vou negar aquela sorte.

Adorei a idéia de poder negar a má sorte. Foi com alivio que dobrei o papel e o amarrei ali, dizendo “não, obrigada” para tudo o que é ruim. Achei justo. Comecei a admirar essa religião que te dá o direito de negar a sorte quando ela não é boa. E por via das dúvidas, voltei ao incensário e puxei mais um pouco de fumaça na minha direção.

O Japão é assim, cheio de rituais, de pequenos detalhes e grandes diferenças que são a melhor parte da viagem. Com horas de fuso horário na cabeça, você é obrigado a olhar por outro ângulo as coisas mais básicas como comer, tomar banho ou ir ao banheiro.

Sim, ir ao banheiro. O vaso sanitário japonês tradicional, que você encontra em grande parte dos banheiros públicos, fica no chão. Você fica de frente para a parede e agacha. Em se tratando de banheiros públicos, onde eu não iria sentar de qualquer maneira, acaba sendo mais higiênico. É mais fácil de se equilibrar do que nos nossos, onde temos que ficar paradas no meio termo, nem em pé, nem sentadas. Mas se os vasos sanitários tradicionais assustam, eu fiquei encantada com os modernos, que você encontra na maioria dos hotéis e lojas de departamentos. Você entra no banheiro e a tampa levanta sozinha. Você senta e o assento está quentinho. Você olha para o lado e vê um controle com mais botões do que as máquinas de lavar de última geração. E assim é o Japão, um lugar capaz de fazer você escrever um parágrafo (o maior até agora) só sobre as privadas.

E tem a história dos sapatos. Eu respeito um povo que tira os sapatos sempre que pode. E eles tiram mesmo, na maioria dos restaurantes, nos templos e até em alguns museus. Reparei que mesmo em lugares como consultórios de dentistas estão cheios de sapatos na entrada, à espera de seus donos. Nos ryokans (hotéis tradicionais), tem um pequeno degrau logo que se entra. Seus sapatos não podem nunca subir o degrau. Ali também fica um par de chinelos que podem ir até o seu quarto, mas não podem entrar nele. E este não é a único chinelo que vai aparecer no seu caminho. Dentro do banheiro, onde fica o vaso (lá vou eu falar disso de novo), tem um outro chinelo, que só deve ser usado ali dentro. Tudo para que os pezinhos que pisam no tatame do seu quarto não tenham pisado em nenhum lugar menos limpo. Como eu disse, todas as coisinhas daquele lado do mundo são uma enxurrada de informação.

Mas na minha opinião, a maior atracão do Japão foram os japoneses. E no melhor dos sentidos, porque nunca vi um povo tão gentil. Deve haver alguma competição interna para ver quem agradece mais. Eles não economizam “arigatôs gozaimas” nem com os turistas, nem entre si. Você também não fica parado tentando se encontrar no mapa sem que apareça alguém disposto a ajudar, mesmo com a (enorme) barreira da língua. Uma senhora correu dois quarteirões atrás de mim para devolver um caneta que eu deixei na mesa do café. Não era uma Mont Blanc, era uma Bic mesmo. Num restaurante, tentamos pedir os cogumelos que a mesa ao lado comia, mas já não havia mais. Os nosso gentis vizinhos tiveram a delicadeza de colocar um pouco no prato e nos oferecer para provar. Depois pegaram um outro pratinho e encheram de edamame (aquela soja que parece uma vagem) e também colocaram na nossa mesa. Quando a gente viu também estava falando "arigatôs gozaimas" a torto e à direita. Está certo que era uma das poucas coisas que éramos capazes de pronunciar. Mas a verdade é que os japoneses estão sempre te dando motivos para agradecer.

Não sei se pela postura das pessoas, pelas máscaras de gripe, pela limpeza das ruas, por nunca antes ter me sentido tão segura numa cidade grande. Fiquei com a sensação que ali as pessoas ainda dão valor a honra. E apesar de para nós, ocidentais, isso ter um quê de ingenuidade, fiquei com uma certa inveja. Ando tão desgostosa com a falta de noção do que é certo e errado no Brasil. E ali, tão longe de casa, tudo ficou mais claro. É isso que nos falta. Não só a noção de que quando fazemos algo de errado prejudicamos o todo. Mas simplesmente saber que o errado é errado, e por isso mesmo, uma vergonha para nós mesmos.

Esse conceito de honra está na história. No suicídio dos samurais, o harakiri. Na época em que, quando se cometia um crime, o governo punia também a família e os vizinhos do culpado. Vá lá... Não acho que seja certo. Mas com certeza tudo isto deixou uma boa herança.

Agora não me engano achando que os japoneses sejam tradicionais em tudo. Muitas estudantes usam as saias plissadas tão curtas que qualquer brasileira saídinha ficaria chocada. Nunca vi um povo tão moderno para se vestir quanto em Tóquio. E tenho certeza que existe muita gente muito louca fazendo coisas mais loucas ainda por lá. (Apesar de achar aquela meninada fantasiada na ponte de Harajuko tentando parecer o Marylin Manson bem menos radical do que eles imaginam que sejam.)

Mas independente dessa filosofia de botequim toda, é muito divertido simplesmente ver os japoneses. Pode-se passar horas no Starbucks em frente à estação de Shibuya, com uma visão privilegiada do maior cruzamento (de pessoas) do mundo. Rir de como eles dormem assim que sentam no metro e acordam exatamente na hora de sair da estação, como se nunca tivessem piscado. Brincar com o idioma que até a mente menos suja consegue fazer piadinhas bobas.

Voltei pra casa com a certeza que o melhor do Japão são os detalhes. E os detalhes mais encantadores estão nas pessoas de lá.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Amei.. como sempre.

beijos

8:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

QUERO FOTOS!!!!!!

beijo
Carol

10:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Boneca,

Também quero fotos!!!!...

Eu

12:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pesquisando sobre o japão, caí no seu blog... Li sobre sua visão do Japão e me senti de volta naquele lindo e maravilhoso país!
Você me fez sentir novamente lá!
Parabéns!
Gostei de ler!!!
Sabishi cata desu!
Genki de gozaimasu!
Sayonará!
Lucimar Tamiko

7:00 PM  
Blogger Rodolfo Barreto said...

Entre as milhares de pesquisas que os britânicos sem job fazem no mundo, um me chamou atenção: os estrangeiros vêm ao Rio por inúmeros motivos, mas em especial por causa do nosso povo. Apesar da história de violência e tudo mais que existe, o brasileiro é um dos povos mais hospitaleiros do mundo. A gente ainda tem muito que aprender sim, mas certamente já fizemos parte de uma lição em que boa parte do mundo é repetente.

Esse blog tá muito legal, Aláinê.
Vou lá ler o segundo capítulo nipônico.

11:05 AM  
Blogger Nana said...

Esse negócio de tirar os sapatos pra entrar nos lugars, sei não... Não fica com cheiro de xulé, não?
Beijo

12:33 PM  
Blogger Aline said...

Nana, o pior é que não senti nenhum xulezinho de pé alheio a viagem inteira!

1:43 PM  
Blogger Diabla da Freeway said...

OLHA ALINE,ESTOU MORANDO AKI HA 8MESES E VC TRADUZIU BEM MINHA PRIMEIRA IMPRESSAO DAKI,REALMENTE VC ESCREVEU TUDO Q PENSEI E OBSERVEI...EH OTIMO T ENCONTRAR ASSIM,DESSA MANEIRA LOUCA...AGORA VOU PRO SEGUNDO CAPITULO,POIS NAO CONSIGO MAIS PARAR DE LER!!!!!

12:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah, acho tão incrível o Japão, a cultura de lá, tudo tudo.

Às vezes eu acho que gosto mais de lá do que do Brasil, e isso só de ver fotos e ler coisas como isso que você escreveu aqui no blog.

Eu ainda espero um dia poder ir até aí...


E gostei muito do que você escreveu.


Beijo, Keli.

10:27 AM  

Post a Comment

<< Home