Hoje eu acordei com vontade de escrever

Tuesday, August 08, 2006

Amador

Amador. Segunda definição do Dicionário Aurélio. Adjetivo. Diz-se daquele que se dedica a uma arte ou ofício por prazer. Nós.

Aqui no palco somos todos amadores. Até mesmo os profissionais. Fazemos música e dança por amor. Por instinto. Porque quando nos encontramos com o Flamenco, ele já fazia parte de nós. Sem nenhuma razão. E como tudo que nos toma nessa vida, sem muita explicação.

Tocar flamenco é hipnotizar os sentidos e envolver a alma com ritmos fortes, complexos, marcados. Cantar flamenco é emitir sons e dizer mais do que palavras. Dançar flamenco é fazer música com os pés e poesia com as mãos.

Na arte flamenca nenhuma emoção é excluída. Celebra-se a alegria em um Tango, mas também a tristeza em um Chientos e, porque não, o desespero em uma Sigerija. Através do flamenco, comemoramos a paixão e extravasamos o ódio. Ou vice-versa.

Flamenco é acima de tudo sentimento. E como sentimentos são sempre mais intensos quando compartilhados, sejam bem-vindos. Temos certeza que, em breve, na platéia também serão todos amadores.

Amador. Sexta definição do Dicionário Aurélio. Substantivo masculino. Entusiasta. Apreciador. Vocês.

Como escreveu Clarice Lispector sobre o Flamenco, “Não era espetáculo, não se assistia: quem ouvia era tão essencial como quem batia os pés em silêncio.”


Obs.: Esse texto é antigo e foi gravado para abrir um espetáculo de Flamenco que fizemos em 2002.

1 Comments:

Blogger dança de par solto said...

Encontrei esse blog pesquisando sobre Flamenco. Gostaria de saber em que obra ou entrevista Clarice fala a respeito... adorei!

7:48 AM  

Post a Comment

<< Home