Hoje eu acordei com vontade de escrever

Tuesday, October 23, 2007

O Lolo e a Varanda

Estou morando num apartamento temporário. Um colchão, uma TV, uma canga pendurada na janela fazendo as vezes de cortina. Uma mesa, uma cadeira e um laptop (sem internet). As roupas numa mala. Um geladeira com uma caixa de leite e uma garrafa de água. Tudo com jeito de daqui a pouco não estamos mais aqui.

Esse apartamento tem uma varanda. Uma varanda com uma mureta de cimento pintado de bege. Nada de grade, nem de vidro. Nós, seres humanos, vemos tudo lá embaixo. O Lolo não.

O Lolo é um cão. Meu cão. Uma mistura de labrador com salsicha. Um cachorro forte e comprido, mas com quatro perninhas curtas. Mesmo apoiado na mureta, só com as perninhas de trás no chão, o Lolo só vê o céu. Mesmo assim, volta e meia ele vai lá, fica de pé, estica o pescoço e tenta sentir o cheiro do que está do outro lado. Encara o azul, desiste e deita. Suspira, sabendo que não tem nada que possa fazer.

Eu te entendo, cão. É exatamente assim que eu estou me sentindo.

Decidi mudar outra vez de país. Decidi mudar de vida. Fechei meu apartamento, empacotei as minhas coisas e fiquei numa varanda onde só consigo ver o céu e sentir o cheiro do que vai ser daqui para frente. Sem nada que eu possa fazer para acelerar o processo.

Parece que essa fase da minha vida tem o objetivo de me ensinar a esperar. Ao que tudo indica vou ter que aprender na marra a ter paciência.

Por falar no assunto, dois cantores portugueses gravaram “Paciência” do Lenine e toca na rádio o dia inteiro aqui. A versão ficou bonita. João Pedro Paes e Mafalda Veiga, se interessar para alguém procurar a música por aí. Já falei aqui nesse blog que gosto quando as músicas falam comigo. E essa fala. Fala tanto que chega a irritar.

Tudo tava pedindo um pouco mais calma.
Meu corpo tava pedindo um pouco mais de alma.
Blá-blá-blá, blá-blá-blá.
E o mundo espera de mim um pouco mais de paciência.